segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A sátira nos dias de hoje

Trabalho para o 1ano

Como vimos no Arcadismo, nas Cartas Chilenas, a sátira é uma forma de expressão literária que ridiculariza o comportamento humano, foi muito explorada no século XVIII. Por isso, seria útil ampliar esse estudo com uma atividade sobre a sátira moderna, que está presente nos mais diversos meios de comunicação - jornal, revista, internet etc. Hoje, a sátira pode ser expressa sob a forma de música, tira de jornal, desenho, filme, texto escrito, cartum, entre outras. Os temas explorados também variam muito, mas focalizam sempre indivíduos que tenham algum tipo de destaque na sociedade. Por isso, os alvos preferidos dos que fazem sátiras são os políticos, os artistas e os esportistas.

ATIVIDADE:
- Pesquisem exemplos de formas de expressão satírica e comentem qual é a crítica, o que ou quem criticam e se é convincente.
- Elaborem sua própria sátira sobre um tema atual.

BOM TRABALHO!

10 comentários:

Mayra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MATEUS disse...

OI

Juniior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juniior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
... disse...

A Sátira na atualidade


http://toscomix.blogger.com.br/2005_04_01_archive.html

Obs:4°Cartum (HORRÍVEL)

Comentário:Nesse cartum o autor (gustavo daher)critica de uma forma irônica os elevados impostos do governo.Ao escrever "mais um assalto ?" ele critica o governo por cada dia estar 'roubando' cada vez mais o dinheiro do povo.É convincente,porque é um assunto muito discutido nos dias de hoje,já que cada vez mais o governo cria impostos mais altos.


Nossa Sátira

"O Censo e a Internet"

Numa certa manhã uma assistente social pergunta a uma família pobre:
-Quantos na casa tem acesso a rede?
E a mãe responde;
-Nenhum?!Eles dormem é no chão mesmo(filhos)!!!

(Conclusão:A assistente ao dizer rede se referia à internet,mas pela falta de informação e conhecimento da família eles entenderam que se tratava do lugar onde eles dormiam).

Nome:Camila Karen e Tatiana Silva
N°:09 e 33
1°Ano B

... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alerrandro disse...

A Sátira na atualidade
Cartum (origens)
No primeiro quadrinho o autor fala sobre um acidente ocorrido em um laboratório,ocasionando uma explosão derrubando vários produtos químicos em seu personagem (Jonas Smith),deformando desfigurando o seu rosto.Em seguida o autor ironiza a atitude do seu personagem,quando ele decide combater o crime assustando os bandidos com o seu rosto assustador.


Minha Sátira
Piada Alarme Político

Depois de tanto escândalo de corrupção em São Paulo, Celso Pitta mandou instalar na porta da Prefeitura um alarme que parecia um relógio. Toda vez que passava um corrupto perto dele, o ponteiro maior dava uma volta inteira.
O alarme acabou virando ventilador!


Conclusão:O alarme girava a cada político corrupto que passava,O alarme virou ventilador porque naquela porta só passava político corrupto.
Nome:Alerrandro Martins Soares N:02 1.B

Juniior disse...

.

Juniior disse...

Atividades.

1) Ai, dona fea, foste-vos queixar
que vos nunca louv[o] em meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!...

Comentário = o eu - lírico, faz uma crítica (sátira) indireta e com duplos sentidos a alguém. Para os trovadores fazerem uma cantiga de escárnio, ele precisa compor uma cantiga falando mal de alguém, ou seja, fazendo uma critica a alguma pessoa, através de palavras de duplo sentido, ou seja, através de ambigüidades, trocadilhos e jogos semânticos, através de um processo denominado pelos trovadores equívoco.

´´ Roi queimado morreu con amor
Em seus cantares por Sancta Maria
por ua dona que gran bem queria
e por se meter por mais trovador
porque lhela non quis [o] benfazer
fez-sel en seus cantares morrer
mas ressurgiu depois ao tercer dia!...

Comentário = também traz criticas, ou seja sátiras diretas, porém não são acompanhadas de duplos sentidos. É normal que ocorra agressões verbais à pessoa que está sendo criticada, ou seja, satirizada, geralmente usa-se até mesmo palavrões para compor esse tipo de cantiga, onde se revela ou não o nome da pessoa que está sendo agredida verbalmente.

2) Crie sua Sátira –

quando pela primeira vez um jornalista descreveu um temporal como ‘a fúria da natureza que deixou um rastro de destruição’, foi tão bonito que fez a gente esquecer a tragédia e pensar na poesia.


Nome : Carlos Junior , Matheus da Silva
Nº: 02, 19
1º ano A

GameNerd disse...

sátiras na atualidade

1:as sátiras estão presentes hoje de varias formas uma delas e em piadas por exemplo:

Qual a vantagem de se casar com uma loira ?
R: Você pode estacionar na vaga para deficientes.

ou

Qual a semelhança entre gaúcho e pão de forma?
R: Casca grossa, miolo mole, chato, quadrado e fácil de comer.

comentário: a primeira piada faz uma critica a inteligencia de uma loira pois o que da a intender e que a loira e tao burra que já virou uma forma de deficiência

a segunda compara um gaúcho com um pão de forma

2: uma sátira de politica

greve a favor ou contra

acho que greve e um direito do funcionário mas como ela e elaborada eu não concordo, concordo que a greve e um direito afinal os funcionários não tem culpa do governo ser corrupto mas também não pode recorrer a greve de maneira que prejudique outras pessoas


nome: Franklin
1 ano A
numero 5