terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Análise literária: Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida (2ºano)

1. Bibliografia
Situar o autor no tempo, dar um rápido painel de suas mais importantes produções e, se for possível, estabelecer eventuais nexos entre vida e obra.

2. Resumo do enredo
Sintetizar os principais acontecimentos da obra.

3. Personagens
Verificar se as personagens sofrem mudanças e são aprofundadas psicologicamente ou se são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior; ou ainda se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como a fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc (tipo)

4. Tempo
Observar a presença dos tempos cronológico (do relógio) ou psicológico (tempo interior, da consciência) e a importância deles para a construção da sequência narrativa e das personagens.

5. Espaço
Deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância para o significado geral da obra. Especificar espaço físico ou geográfico (meio ambiente) e espaço social (meio social), observar até que ponto o espaço influencia ou condiciona a ação das personagens.

6. Foco narrativo
Verificar se o ponto de vista do narrador é em 1ª ou 3ª pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, digressões, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.

7. Estilo
Identificar traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, como por exemplo, certas construções frasais; o uso frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição; comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo com o padrão culto ou popular; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou períodos longos; etc.

8. Verossimilhança
Averiguar o grau de coerência interna da obra que garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Visão idealizada da realidade ou realista.

9. Movimento literário
Verificar em que medida a obra corresponde aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que cronologicamente está relacionada ou representa uma fuga a esses padrões.

10. Conclusões
Avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor à nossa literatura. Aspectos como: o autor funda ou não uma nova tradição em nossa literatura; se não funda, a que tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual destaque desse escritor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.

FONTES CONSULTADAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO: sites da internet (quais), livros, etc.

COMPONENTES DO GRUPO:

Nenhum comentário: