sábado, 24 de novembro de 2012

PSDB de Antônio Anastasia / Aécio Neves quer proibir liberdade sindical em Minas Gerais!

Espantosamente, a prática política do PSDB de Anastasia/Aécio Neves, em Minas Gerais, sempre foi de truculência total com os movimentos sociais e com os sindicatos. Por conta da política truculenta desses senhores aliados da burguesia, houve a maior greve da educação do estado de Minas Gerais, em 2012, ou seja, 112 dias de greve. A greve foi dirigida pelo Sindute, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação. Por conta dessa greve, que ganhou destaque na imprensa nacional, os tucanos tiveram um pouco de suas imagens arranhadas. Eles pintavam Minas Gerais como o Estado que possuía a Educação mais avançada do país e, de repente, os educadores se rebelaram quatro meses contra esse suposto paraíso. Como assim? Estariam loucos esses educadores? Ou haveria algo de podre no paraíso de Anastasia/Aécio Neves?
O Sindute organizou a greve de enfrentamento a essa governo. A direção majoritária do sindicato, o movimento de oposição, milhares de trabalhadores em educação, movimentos sociais, todos juntos marcharam em unidade por várias semanas em Belo Horizonte contra a política de Anastasia e Aécio Neves. Os políticos do PSDB odiaram e odeiam o Sindute por isso. E agora, em novembro de 2012, marcada a eleição da nova diretoria do Sindute, o governo tucano quer proibir a nossa liberdade de organização sindical, impedindo que as urnas entrem no interior das escolas. Ora, instalar urnas no interior das escolas sempre foi uma prática comum e bastante tranquila de nosso sindicato, em todas as eleições que já ocorreram em nossa história. Portanto, o ofício da Secretária da Educação, proibindo a entrada de urnas no interior das escolas, deve ser lido e entendido como uma afronta a todo o movimento sindical do país. Um atentado contra a liberdade sindical.
O governo do PSDB está usando a desculpa de que haverá a prova do PROEB, na mesma semana da eleição do Sindute, e que a eleição do nosso sindicato iria tirar a paz do interior das unidades escolares. Mentira. Uma urna sindical, no interior das escolas, para que os Trabalhadores em Educação, filiados ao Sindute, votem, conscientemente, em seus dirigentes sindicais, não tira nenhuma paz e nenhuma tranquilidade de quem quer que esteja no interior das mesmas.
Na verdade, o Sindute somente tira a paz do governo do PSDB, Antônio Anastasia e Aécio Neves, porque esse governo sabe que os trabalhadores em educação, filiados ao Sindute, não cessarão sua luta enquanto não virem esse governo autoritário e truculento, do PSDB, fora da gestão de nosso Estado. Com efeito, este governo sequer possui um verdadeiro projeto para fazer avançar a qualidade da escola pública em Minas Gerais. Com profissionais sem plano de carreira, sem o pagamento do Piso Salarial Nacional, sem nenhuma política de incentivo à formação continuada, com salários congelados até 2016, com salas superlotadas, com a falta de funcionários no interior das escolas, com pressão psicológica diária sobre os trabalhadores, fica difícil para o governo continuar vendendo a imagem de que Minas Avança também na Educação.
Não existe uma motivação real para que se melhore a educação em Minas Gerais, há apenas uma política de pressão psicológica sobre os educadores. E todos sabem ou deveriam saber: a educação só é de verdade se for libertadora, logo, não pode surgir de decretos e de pressões burocráticas. A educação de verdade só surge de educadores apaixonados pela libertação da humanidade e é isso que pode contagiar os jovens estudantes. O PSDB, contudo, anda na contramão de todo processo educativo libertador. O PSDB não contagia nenhum trabalhador em educação com sua política educacional truculenta e mal remunerada.
No fundo, o PSDB odeia os sindicalistas, porque odeia a classe trabalhadora organizada. E por que odeia a classe trabalhadora organizada? Porque odeia a possibilidade de libertação da classe trabalhadora, já que são agentes da burguesia. E quem odeia a liberdade da classe trabalhadora, odeia também a escola pública, pois ali estão jovens, filhos de trabalhadores, que precisam ser educados para serem libertos de todo atraso, toda exploração, toda opressão e todo obscurantismo.
Nesse sentido, o PROEB, reivindicado pelo PSDB, para proibir a eleição do Sindute no interior das escolas, é uma prova burocrática que não ajuda em nada a libertação necessária dos filhos da classe trabalhadora que estudam na escola pública. O PROEB serve apenas para governantes fingirem que estão preocupados com a educação. Via PROEB, aumentam-se as estatísticas educacionais burguesas, se os estudantes acertarem um índice maior das questões de Português e Matemática, mas, via PROEB, não se educam os jovens para serem trabalhadores críticos nas futuras empresas capitalistas em que exercerão suas profissões. É um projeto de educação burguesa que serve apenas para instrumentalizar-reproduzir, via leitura básica e cálculos básicos, mão de obra barata para reproduzir o sistema capitalista. Não é um projeto libertador.
É por isso que todos trabalhadores em educação devem rechaçar essa política falaciosa e truculenta do governador Anastasia/Aécio Neves e comparecerem em massa para eleger a nova gestão do Sindute. Entre o PROEB e o Sindute, o sindicato é quem poderá ajudar a promover transformações reais e profundas na qualidade da escola pública. Portanto, todos os lutadores devem apoiar o Sindute e ajudar a denunciar a truculência de Anastasia e Aécio Neves, proibindo a eleição da diretoria do nosso sindicato.
Em 2014, o PSDB vai querer se candidatar à Presidência do Brasil e se tal partido ganha a direção do país, esta é uma pequena cena do filme de terror que nos espera: truculência, perseguição ao movimento social, criminalização dos sindicatos, etc. Suas práticas políticas burguesas estão se tornando cada vez mais próximas de práticas políticas ditatoriais. Até a democracia burguesa corre perigo na mão dessa gente, pois não toleram conviver com o divergente que tem cheiro de classe operária organizada! Denunciem! Compartilhem essa denúncia! Todos defendendo o Sindute!

http://socialistalivre.wordpress.com/2012/11/24/psdb-de-antonio-anastasia-aecio-neves-quer-proibir-liberdade-sindical-em-minas-gerais/

Nenhum comentário: