quinta-feira, 7 de março de 2013

Primeira página de jornal - PP

Eixo Temático: Compreensão e produção de textos e suportes
Tema: Suportes Textuais
Objetivos:
. Ler, produtiva e autonomamente, a primeira página do jornal.
. Produzir textos característicos da primeira página do jornal (manchetes, chamadas, lides).

A PP de um jornal é formada, basicamente de manchetes e chamadas que prendem a atenção do leitor. A PP tem a função de incentivar o leitor a comprar o jornal. Para essa finalidade, as manchetes devem ser objetivas e chamativas.
O cabeçalho de um jornal é composto por todos os dados referentes àquela edição: nome do jornal em destaque, data, horário da impressão (para jornais de grande porte e com vários horários de impressão da capa), número da edição, responsáveis por ela, ano do jornal. São esses dados, com exceção dos nomes dos responsáveis e do horário, que compõem a citação bibliográfica, apenas restando o nome do repórter e a manchete da reportagem que a escreveram.
Versal: Palavra única que precede a manchete de uma chamada. Numa PP ela pode ser utilizada mais de uma vez, desde que não fique uma Primeira página muito carregada. Ela deve ter um aspecto leve para que o leitor não se sinta enfadado ao lê-la. Nas páginas internas de um jornal, essa palavra fica à esquerda do leitor, dentro da página que no seu alto e ao centro possui o nome da seção que o leitor está lendo.
Subtítulo: Pode vir acima (sobre título) ou abaixo (subtítulo) da manchete. Esse é uma explicação um pouco mais detalhada sobre a manchete da qual faz parte. No exemplo acima, a manchete principal do caderno de esportes vem com o subtítulo “Galo pode ser campeão da Série B, hoje, contra o Ceará”. Isso complementa a manchete “Pelo título”, usada pelo editor.
Coluna: É a forma com que o jornal é disposto. Todo o jornal, tanto internamente quanto externamente, é escrito por meio de colunas e o jornalista, antes de escrever a reportagem já sabe, mais ou menos, o espaço reservado para aquela matéria. Esse espaço é contado por caracteres (cada letra e espaço conta como um) e a disposição das colunas do texto entregue pelo repórter é feita pelo diagramador, juntamente com o editor. Depois que o editor monta todo o jornal, com todas as reportagens, é que é, então, feita a primeira página com chamadas e manchetes daquelas reportagens que ele julga serem mais chamativas para o público-alvo daquele jornal. Ou seja, é o público-alvo que vai direcionar o editor na escolha das reportagens mais chamativas, com o intuito de aumentar as vendas nas bancas.
O lide é a introdução ou abertura de uma notícia ou reportagem e significa “encabeçar”. Nele destaca-se o fato essencial, mais importante, apresentando sucintamente o assunto. Ele tem o objetivo de possibilitar ao leitor tomar conhecimento do assunto principal da notícia com uma rápida e condensada leitura do primeiro parágrafo. Sua leitura deve estimular o leitor a continuar lendo a matéria. O lead, para ser completo, deve responder às seguintes perguntas: O quê? Quando? Quem? Onde? Como? Por quê? Sendo que essa última pergunta pode não vir especificamente no primeiro parágrafo.

ATIVIDADE:
1) Recortar e montar as partes que compõem a PP do jornal.
2) Pesquisar notícias atuais e produzir chamadas e lides que introduzam estas notícias.
3) Identificar o lide de um jornal e responder às peguntas essenciais que devem estar contidas nele: O quê? Quando? Quem? Onde? Como? Por quê?

BASEADO EM :
Roteiro de Atividade: Roteiro de análise de primeira página (PP) de jornal
Currículo Básico Comum - Língua Portuguesa Ensino Fundamental
Autor(a): Ana Luísa Debortoli
Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG/2007



Nenhum comentário: