sábado, 5 de novembro de 2011

Atividade extra, caros alunos!

Em tempos de avaliações tipo ENEM, SIMAVE, PROEB e outras mais, para checar o nível de conhecimento dos alunos da rede pública de Minas Gerais - este estado que era, até ontem, a primeira maravilha do planeta (era, não é mais, pois não está imune à crise na Europa) -, achamos por bem montar uma avaliação de treinamento para que todos possam estudar no final de semana.


1) Com base nas informações gerais e visuais e perceptivas da realidade mineira, marque a alternativa que indica onde NÃO está o tutu de Minas:

A) no bolso dos banqueiros.
B) no bolso dos empreiteiros.
C) no bolso dos políticos (deputados, governador, secretários/as de estado, procurador da justiça, desembargadores, diretores do TCE)
D) no bolso dos proprietários da grande mídia e de jornalistas amigos do rei.
E) no bolso dos professores e demais educadores da rede pública de Minas.

2) Durante a heroica greve de 112 dias dos educadores de Minas, a principal reivindicação, que não foi atendida pelo governo, era:

A) a cobrança de aumentos salariais exorbitantes, acima de todos os parâmetros imagináveis.
B) o aumento do período de férias dos professores, semelhante ao dos deputados.
C) a cobrança de uma lei federal, que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais da Educação.
D) o direito de comparecer à escola apenas uma vez por semana.
E) o direito de escolher diretamente os diretores e secretárias da Educação e do Planejamento do estado.

3) O governo de Minas aplicou diversas medidas punitivas para tentar minar a paralisação dos educadores mineiros. Entre essas medidas, marque aquela que NÃO aconteceu:

A) o governo reduziu ilegalmente o salário de 153 mil educadores em julho de 2011.
B) o governo cortou os salários dos educadores antes da justiça haver se pronunciado sobre a legalidade ou não da greve.
C) o governo contratou substitutos, a maioria dos quais sem habilitação para lecionar, para o lugar dos professores titulares em greve.
D) o governo de Minas pagou o prêmio de produtividade em setembro de 2011, para minimizar o impacto do corte salarial realizado pelo governo.
E) o governo deixou os educadores mais de 50 dias sem salário, mesmo após a suspensão da greve.

4) Após a suspensão da greve de 112 dias, que ocorreu em 27 de setembro, o governo se comprometeu a negociar o pagamento do piso dos educadores na carreira. Passado um mês da suspensão da greve, o governo:

A) cumpriu plenamente a sua palavra, apresentando uma proposta que respeita a legislação nacional e estadual vigente.
B) apresentou uma proposta de tabela indecente, na qual o professor com doutorado receberá R$ 908,00 de piso salarial.
C) cumpriu a lei do piso, apresentando uma tabela de acordo com os percentuais de promoção e progressão existentes atualmente.
D) reconheceu que paga salário de fome para os educadores e mandou refazer os cálculos das tabelas, ajustando-as ao que manda a Lei.
E) apresentou os números detalhados de quanto e como se gasta o dinheiro da Educação em Minas Gerais.

5) o governador do estado deu entrevista para uma rádio oficiosa dizendo que não tem data para pagar o prêmio de produtividade. Qual foi o argumento principal usado por ele?

A) que o tutu de Minas evaporou, pois o estado ficou muito tempo sem chuva.
B) que o prêmio já foi pago no ano passado, não havendo motivo para que seja pago novamente este ano.
C) que a arrecadação do estado pode cair, em função da crise na Europa, combinada com a crise de 2009.
D) que as despesas de custeio, combinadas com as despesas de pessoal, subtraídos os gastos com as obras do Mineirão, ficaram maiores do que a receita do país.
E) que Minas cresce mais do que a China, mas que este ano deu uma emperrada feia, e só voltará a crescer em 2014, após a Copa.

6) Muito se fala sobre a política de choque de gestão implantada pelo governo anterior, continuada pelo atual. Esta política tem como principal característica:

A) um violento confisco salarial no bolso dos servidores, especialmente dos educadores, que perderam direitos, salários, e agora podem perder a carreira e o piso.
B) a eficiência administrativa a toda prova, priorizando a qualidade dos serviços prestados, especialmente os da Educação e da Saúde, sem esquecer do Ipsemg.
C) a excelência em matéria de eficiência admistrativa, pois Minas tinha déficit e passou a ter tutu sobrando na mesa, nas ruas, nos bancos e até nas praças.
D) Minas aboliu a prática da gestão baseada no puxasaquismo ao chefe, na punição burocrática, e passou a tratar a coisa pública com impessoalidade e moralidade.
E) o governo tornou as contas do estado mais transparentes, principalmente as da Educação, aplicando até mais do que os 25% previstos na Carta Magna.

7) A heroica greve de 112 dias de Minas revelou a verdadeira face de algumas instituições e personagens do estado. Sobre a Justiça mineira, podemos concluir que:

A) ela é justa, segue o que diz a Lei e dá ótimo exemplo para a população mineira.
B) tal como outros poderes, ela age de acordo com a vontade do governante, mesmo ao arrepio da legislação vigente.
C) ela existe, tem sede fixa, mas ninguém sabe ao certo onde ela está.
D) seus desembargadores são altamente preparados e atuam com grande independência, baseados na Lei e não na influência política dos governantes e grandes empresários.
E) a Justiça mineira procura conciliar o inconciliável e quando tem que escolher, age sempre em favor dos fracos e oprimidos.

8) Sobre a atuação do procurador-geral da Justiça de Minas, podemos dizer que:

A) é um homem íntegro, rigoroso cumpridor dos seus devedores, um exemplo de fiscal da Lei encravado no estado de Minas.
B) atuou na greve dos educadores como verdadeiro assessor do governador, pedindo a ilegalidade da greve, quando deveria mandar pagar o piso, que é lei federal.
C) é uma pessoa zelosa pelo cumprimento da Lei, especialmente em relação ao governo de Minas, em relação ao qual tem total independência.
D) Minas Gerais não tem procurador e Ministério Público, pois o estado é um território independente do Brasil e do mundo.
E) só galgou o cargo de procurador geral com uma ajudazinha do então ex-governador do estado, devendo-lhe, portanto, favores.

9) Quanto ao poder Legislativo de Minas Gerais, composto por deputados estaduais eleitos pelo povo mineiro, podemos dizer:

A) é uma Casa que atua com autonomia, prestando relevantes serviços à população, especialmente aos mais pobres.
B) é um exemplo de legislativo para o Brasil, cujos deputados cortam os próprios salários e verbas indenizatórias.
C) é composta de deputados que trabalham de segunda a sábado, de 06 da manhã às 23h: um verdadeiro exemplo de dedicação ao povo mineiro.
D) é uma Casa que recebeu o apelido de "homologativa", pois a maioria dos seus integrantes, em troca de favores políticos e pessoais, votam sempre em favor do governo, não havendo qualquer autonomia em relação a este poder.
E) é "uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada; ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali".

10) Minas já teve personagens de destaque no cenário político nacional. O neto de um deles é agora candidato a presidência da República e atual senador. Durante as duas últimas greves dos educadores de Minas - a de 47 dias em 2010 e a de 112 dias em 2011 - ele:

A) procurou interceder em favor dos educadores, buscando soluções para a crise.
B) na primeira, ele fugiu para a Europa em prolongadas férias; na segunda, ele ficou no Rio, onde mora, e não deu uma declaração sequer sobre o assunto.
C) não se envolveu com o assunto porque em 2004 e 2005 ele fez aprovar o plano de carreira e as tabelas salariais dos educadores, que ele usará na sua campanha eleitoral.
D) a Educação pública não faz parte do escopo do seu programa de Choque de Gestão para os brasileiros e brasileiras.
E) é uma pessoa altamente sensível aos problemas mineiros e brasileiros, pois é de origem humilde, já tendo inclusive morado nas comunidades simples das periferias do país.

Caros alunos, leiam com atenção e façam uma boa prova. Bom fim de semana para todos!

FONTE DE CONSULTA: blog do euler

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