terça-feira, 8 de maio de 2012

Artigo de opinião: 2º ano

Leitura: Criança sofre
Autor: Régio Adriano Alves Freire

   O mundo não e tão competente como deveria ser, pois desde pequeno eu e alguns colegas meus dávamos um duro danado nas cerâmicas da minha cidade.
   O barro molhado exposto ao sol quente da região causava um grande mal-estar, mas assim mesmo tínhamos que sair cedinho e voltar ao meio-dia, só depois íamos à escola.
   Isso tudo é uma grande injustiça comigo e com todas as crianças que trabalham, pois o cansaço maltrata a mente e não conseguimos aprender com facilidade, bloqueando assim muitas coisas que poderiam fluir diante das consequências que aparecem.
   Criança tem que brincar, estudar e esperar chegar à fase adulta para trabalhar. Hoje existe o Programa Bolsa Escola, o Peti  e outros, que dão oportunidades de estudar sem trabalhar. Só que as famílias continuam vivendo miseravelmente e precisando da ajuda dos filhos para sobreviverem, pois mais importante do que esses programas do governo seria um emprego digno com salário justo para os pais dessas crianças, inclusive o meu.
   Se isso acontecesse, ninguém vinha à escola sem caderno, sem lápis e sem o restante do material. Seríamos crianças de barriga cheia e cabeça também, não cheia de sonhos e fantasias, e sim de vontade de estudar de verdade, de saber resolver todos os problemas que aparecessem, até mesmo os de matemática. Quando tudo isso acontecer, nunca mais direi que "criança sofre".

Pense e responda:

1) Num artigo de opinião, o autor...
a) Toma posição sobre uma questão polêmica.
b)Divulga um fato.
c) Relata experiências do cotidiano.
d) Enumera problemas da comunidade.

2)Para convencer o leitor de seu ponto de vista, o autor deve trazer para o texto a opinião dos adversários. Em "Criança sofre" há discussão entre opiniões contrárias?
a) Sim, no trecho "Criança tem que brincar, estudar e esperar chegar à fase adulta para trabalhar."
b) Há, mas deve ser ampliada por meio de pesquisas, entrevistas, porque no texto foram apenas citadas "Hoje existe o Programa Bolsa Escola, Peti e outros, que dão oportunidades de estudar sem trabalhar", sem trazer opiniões dos que são a favor dos programas sociais do governo.
c)Há o testemunho, autoridade construída pela experiência vivida.
d)Sim, aparece quando o autor denuncia um sério problema e reforça essa posição com bons argumentos.

3) O que deve ser feito para aprimorar o trecho abaixo?
"pois o cansaço maltrata a mente e não conseguimos aprender com facilidade, bloqueando assim muitas coisas que poderiam fluir das consequências que aparecem"
a)Usar expressões para introduzir a conclusão como: "então", "assim", "portanto".
b)Explicar melhor para o leitor o que quis dizer no trecho sublinhado.
c) Reforçar a posição do autor com novos argumentos.
d) Verificar se a pontuação está correta.

4) Ao escrever um artigo de opinião, o autor emite seu ponto de vista e...
a) Publica-o em jornais e revistas, mantendo neutralidade.
b)Desenvolve a capacidade de narrar os fatos.
c)Procura não influenciar o leitor com suas opiniões.
d)Incorpora a seu discurso a fala de outras pessoas que já se pronunciaram a respeito do tema, valorizando-a ou desqualificando-a.

5)No texto "Criança sofre", o objeto de crítica do autor é:
a) A dificuldade de aprendizagem.
b) O clima árido da região.
c) A crise cultura.
d) O trabalho infantil e os projetos sociais do governo.

6) Identifique o trecho do texto "Criança sofre" que revela a questão polêmica, a denúncia do problema, o ponto de vista do autor.
a) "vontade de estudar de verdade, de saber resolver todos os problemas que aparecessem, até mesmo os de matemática"
b)"O barro molhado exposto ao sol quente da região causava um grande mal-estar"
c)"O mundo não é tão competente como deveria ser, pois desde pequeno eu e alguns colegas meus dávamos um duro danado nas cerâmicas da minha cidade"
d) "Só que as famílias continuam vivendo miseravelmente e precisando da ajuda dos filhos para sobreviverem, pois mais importante do que esses programas do governo seria um emprego digno com salário justo para os pais dessas crianças, inclusive o meu"

RESPONDER NO CADERNO, PARA POSTERIOR DEBATE EM SALA!

Nenhum comentário: