quarta-feira, 18 de julho de 2012

Minha militância na área da educação



Sabemos o quanto é importante a educação na vida de todos pois através dela o indivíduo se torna cidadão consciente de sua capacidade de participar da vida social que o circunda. A partir do reconhecimento da importância da educação devemos considerar também o papel do educador e sua valorização, portanto é necessário que o poder público desenvolva mecanismos que atendam às necessidades dessa categoria que tanto nos é cara.

Em 2010 os educadores públicos estaduais realizaram uma greve de 47 dias pela implantação do piso salarial nacional. Participei ativamente dessa greve juntamente com outras companheiras da cidade e região. Visitamos escolas para dialogar com nossas colegas de profissão, realizamos assembleias, manifestações.

Infelizmente por se tratar de ano eleitoral a categoria decidiu suspender a greve por temer a aproximação das datas que impediriam o governo de tomar atitudes. Claro que se fosse da vontade dele nos atender já teria o feito desde o momento de nosso pedido e já nos primeiros dias de paralisação. Mas agindo de má fé esperou para que ficássemos sem saída.

Em 2011 realizamos novamente greve por 112 dias e novamente descaso e indiferença. Enfrentamos um governo autoritário que a princípio nos deu direito de optar por piso ou subsídio -piso sendo valor mínimo acrescido de vantagens conquistadas por tempo e escolaridade e subsídio valor total de remuneração. Lembrando que o piso foi o que o STF aprovou como forma de pagamento e estabeleceu um valor que deveria ser pago, mas mesmo assim o governo após ter dado a opção e feito os trabalhadores perderem com tal opção nos obrigou a aceitar o subsídio e ainda fez propaganda contra o sindicato, divulgando que o subsídio era o melhor sabendo que tivemos prejuízos com essa forma que não condiz com nossa atividade de assalariados.

Fomos substituídos por pessoas em alguns casos não habilitados, tivemos prejuízo no salário mesmo ao repor as aulas no calendário imposto pela secretaria. Voltamos para a escola totalmente desvalorizados, desestimulados porque a luta sindical não é valorizada por este governo que descumpriu acordos, cortou salários e não soube dialogar.

Foram criados blogs para que pudéssemos manter a comunicação que ainda existem e são formas de manter o diálogo e a discussão reflexiva na categoria pois percebemos claramente que lidamos com um governo ditatorial e desumano. Não há que desistir pois se desistirmos de nossa valorização desistimos também da educação de qualidade, da liberdade, da dignidade pois não há educação sem educadores, e não há como professores viverem sem investimento em salário, formação e voz de autoridade na sociedade.

Vemos claramente que hoje os educadores não são vistos como antes como categoria digna de respeito e autoridade pois nos deparamos todos os dias com desrespeito seja por parte do governo, dos pais, da sociedade. Ora como cobrar dos educadores se eles estão fragilizados, marginalizados, desvalorizados?

Precisamos que governo e sociedade deem mais valor aos educadores pois só assim conseguiremos a tão almejada paz social, porque é através da educação de qualidade realizada por profissionais valorizados e motivados que conseguiremos bons resultados.

A criação da lei federal 11738/08 que estabelece o Piso Salarial Nacional teve participação direta do conjunto da classe trabalhadora por meio da pressão popular, fato que evidencia que nem o movimento docente nem de outras categorias não são sujeitos reivindicantes mas sim protagonistas da formulação das políticas públicas, cujo objetivo, neste caso específico, é a oferta de uma educação pública de qualidade.

Os educadores precisam se fortalecer ainda mais, lutarmos com dedicação e garra para que possamos vencer a conjuntura em Minas Gerais que só traz prejuízos para nossa categoria. Somos os responsáveis pela construção de uma escola identificada com a classe trabalhadora. Devemos lutar para que isso aconteça. A luta dos educadores transcende à luta por questões salariais, é urgente que haja consciência entre os educadores de sua atuação na promoção de uma educação pública de qualidade social.

Abraço. Fé e luta!



Um comentário:

Douglas Pontes disse...

vote para mudar , chegou a hora da mulher assumir o poder .. É a nossa Ubá no caminho certo , por isso vote certo em pessoas competentes que realmente irão trabalhar para o povo , vote 13131 para vereadora ÉLIDA BARROS e 13 VADINHO para prefeito !!!