sábado, 23 de julho de 2011

Biblioteca: um lugar muito perigoso

A biblioteca tem sido o que seu nome indica etimologicamente, um depósito de livros, e mais o lugar onde se esconde o livro do que onde se procura fazê-lo circular ou perpetuá-lo.
Muitos acreditam na ideia de que ler é chato... A princípio talvez seja mas quando se descobre o valor da leitura, sente-se mais necessidade de ler do que de comer. A leitura alimenta as ideias e também o espírito, portanto não seja leviano, dedique-se a leitura, a boa leitura...
O perigo da biblioteca, dos livros, da leitura, da informação reside no fato de que poderiam despertar a consciência crítica dos eventuais leitores, que passariam a questionar dogmas e levantar dúvidas. Para os que se beneficiam da ignorância das pessoas, as bibliotecas sem dúvida são lugares "perigosos". Percebemos isso em nossa querida Minas Gerais, em que nosso governo insiste em enganar os eleitores e toda população com mentiras, desculpas e pressão.
Além das bibliotecas temos a internet com blogs que têm ampliado a discussão, questionado mentiras e pontos de vista. Aqueles que temem a discussão aberta das ideias sentem-se ameaçados pois a leitura estimula a reflexão e ajuda a despertar o senso crítico.
Ainda bem que não vivemos oficialmente na época da ditadura militar instaurada em 1964, por exemplo, em que os pensantes eram massacrados, presos e torturados. Infelizmente nosso governador tem usado de alguns meios desse tipo para reprimir os educadores mineiros, como tropa de choque, cavalaria etc. Mas nossos guerreiros têm resistido bravamente.
VIVA OS EDUCADORES MINEIROS QUE FAZEM A CIDADANIA ACONTECER NO GRITO NA GREVE NA PERSISTÊNCIA!!!

2 comentários:

Roberto disse...

O pensamento dominante no intuito de continuar seu domínio tende a impedir que o conhecimento se torne acessível a quem quer que seja, salvo a alguns raros escolhidos. Um bom exemplo disto pode ser visto no filme "O nome da Rosa" . A informação restrita a alguns poucos representa dominação e poder e esta prática medieval é usada até hoje...Um Abraço e parabéns Élida. A GREVE É UM DIREITO CONSTITUCIONAL E INFELIZMENTE O ÚNICO RECURSO EFICAZ CONTRA OS GOVERNOS E PATRÕES QUE SE NEGAM AO DIÁLOGO E FECHAM OS OLHOS DIANTE A DESVALORIZAÇÃO DE UMA CATEGORIA. LEMBRAI-VOS NOS QUE AS CATEGORIAS DITAS MAIS NOBRES (MÉDICOS ,ENGENHEIROS ENTRE OUTROS) SOMENTE EXISTEM APÓS SEREM FORMADOS PELA MAIS NOBRE DE TODAS "PROFESSOR" E MESMO ASSIM O RECONHECIMENTO ACABA NUNCA VINDO...

Élida Barros disse...

Obrigada Roberto, sua contribuição e comentários são sempre bem-vindos!!! Abraço.